O vereador Celso Giannazi apresentou o PL 19/2022 autorizando a Prefeitura de São Paulo a distribuir o autoteste de Covid-19 em serviços da rede municipal de saúde de forma gratuita. Mas não só: a distribuição também poderá ser feita em locais de grande circulação de pessoas como terminais de ônibus e estações do metrô.
A Prefeitura também será obrigada a oferecer, ao menos, um autoteste por semana para os alunos e profissionais da Educação, tanto da rede direta quanto da rede parceira e particular. Essa é a maior parcela da população sem imunizantes, uma vez que a vacinação só foi disponibilizada há pouco tempo. A propagação nas escolas é um dos maiores perigos atuais, uma vez que se não houver um diagnóstico rápido, toda a comunidade será atingida e os casos aumentarão de forma exponencial.
No dia 28 de janeiro, a Anvisa liberou a venda desse tipo de teste no Brasil. Mas é algo caro, inacessível para a maioria dos brasileiros. Precisamos garantir que todos tenham acesso. É uma questão de saúde pública.