Projeto de Lei 693/2020|Distribuição gratuita de protetor solar para portadores de albinismo

Distribuição de protetores solar é um começo desse processo de resgate dessas pessoas à cidadania.
Distribuição de protetores solar é um começo desse processo de resgate dessas pessoas à cidadania.

É fundamental que o Município de São Paulo estabeleça políticas públicas de atenção aos portadores de albinismo, contemplando as diversas fases da vida, desde o nascimento até a fase adulta, com ênfase para o atendimento nas áreas de dermatologia e oftalmologia.

No intuito de incentivar políticas públicas que garantam os direitos desta parcela da população, o vereador Celso Giannazi apresentou o PL 693/2020 que determina a obrigatoriedade de distribuição gratuita de protetor solar pela rede municipal de saúde para as pessoas portadoras de albinismo. O PL também obriga a Secretaria Municipal de Saúde a garantir atendimento oftalmológico aos portadores de albinismo, que estão sujeitos a desenvolver precocemente diminuição da acuidade visual e até cegueira.

É preciso dar visibilidade à luta das pessoas com albinismo, mobilizar estas pessoas e, principalmente, sensibilizar o poder público para os problemas enfrentados pelos albinos, é preciso se investir no levantamento e cadastramento dessas pessoas portadoras de necessidades especiais e a distribuição de protetores solar é um começo desse processo de resgate dessas pessoas à cidadania.