Dados do IBGE mostram que abandono escolar atinge mais população negra.
Dados do IBGE mostram que abandono escolar atinge mais população negra.

Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) revelam que um terço dos brasileiros entre 19 e 24 anos não havia concluído o ensino médio em 2018. O panorama entre os negros é ainda pior: 4 em cada 10 jovens (quase metade 44,2%) não concluiu a etapa. 

Os recortes ainda escancararam outros abismos: 33% das meninas negras nessa idade não têm ensino médio, enquanto o índice é de 18,8% entre as brancas. 

Números da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) relacionados a 2018 também comprovam a chance de exclusão escolar ao longo da educação básica é maior entre os negros. Enquanto, na média, 13,1% dos jovens de 19 a 24 anos não haviam concluído o 9º ano do fundamental, entre os negros o percentual era de 19%.

Desigualdades raciais são identificadas também entre aqueles que estão na escola na idade indicada para o ensino médio, de 15 a 17 anos. Entre os brancos, 16,6% não tinham passado do 9º ano. Esse índice é de 25,5% entre pretos e pardos.

Fonte: Folha de São Paulo a partir dos dados do IBGE.
Fonte: Folha de São Paulo a partir dos dados do IBGE.

A cor da desigualdade

Pesquisa do IBGE, com bases em dados de 2015, mostram que três em cada quatro pessoas entre os 10% mais pobres do país são negras.