O Conselho de Inclusão Escolar é um aspaço de garantia do efetivo acesso à educação para todos e todas através da formulação de políticas públicas, para que a inclusão das pessoas com deficiência aconteça de fato.
O Conselho de Inclusão Escolar é um aspaço de garantia do efetivo acesso à educação para todos e todas através da formulação de políticas públicas, para que a inclusão das pessoas com deficiência aconteça de fato.

No dia 9 de agosto, o vereador Celso Giannazi, em parceria com o professor e deputado Carlos Giannazi, lançou o Conselho de Inclusão Escolar, iniciativa inédita na cidade de São Paulo e na Câmara de Vereadores que conta com o apoio de pais e mães, educadores e ativistas que já participam da luta por uma São Paulo mais inclusiva.

Saiba mais sobre o Conselho AQUI!

“Ao logo deste segundo semestre de 2019, o Conselho se converteu em mais um instrumento de luta do nosso mandato e tem a forte colaboração pais e mães, educadores e ativistas que vivenciam, diariamente a falta de inclusão em nossa cidade e nas escolas paulistanas”, lembrou o vereador Giannazi.

O Conselho de Inclusão Escolar é um espaço de identificação e formulação de políticas públicas para garantir a inclusão. Além disso, o Conselho acompanha a gestão municipal e acolhe denúncias da população que hoje sofre com a exclusão.

A luta alcançou vitórias!

Em 7 meses de mandato, conquistamos algo muito significativo para os servidores públicos, a aprovação de emenda ao Projeto de Lei 613/2019 que amplia de 6 dias para TRÊS MESES a licença-paternidade para os servidores públicos, pais tenham filhos biológicos ou adotivos com deficiência. Essa é a primeira conquista do Conselho de Inclusão.

Câmara aprova emenda de Giannazi que amplia licença-paternidade

Em um contexto de tantas perdas e retrocessos como a retirada de direitos trabalhistas e previdenciários, o nosso mandato conquistar a ampliação da licença-paternidade ilumina nosso caminho para lutar cada vez mais pela conquista e reconquista de outras leis de proteção aos trabalhadores e suas famílias.

Falta de inclusão nas escolas paulistanas

O vereador Celso Giannazi, com base em diversas diligências e fiscalização nas escolas flagrou que não há o acesso pleno dos 17.547 alunos com deficiência – com laudo – mapeados pela Rede Municipal.

86% aprovam inclusão de alunos com deficiência nas escolas, diz pesquisa

Para auxiliar os 17.547 alunos com deficiência que estão na Rede hoje a Prefeitura só oferta 2.290 mil estagiários para o apoio escolar , uma média de 7,6 alunos por estagiários. E os problemas não param por aí.

A Prefeitura descumpre a Lei que obriga o pleno acesso aos ambientes e atividades concernentes a todas as modalidades, etapas e níveis de ensino. Quando pegamos os dados das CEIs, EMEIs, EMEFs e Conveniadas, que somam 3.365 escolas, verificamos:

Os dados são baseados na fiscalização do vereador Celso Giannazi.

O quadro acima revela que a Prefeitura descumpre a Lei que obriga o pleno acesso às escolas pelos alunos com deficiência. Quando somamos os dados das CEIs, EMEIs, EMEFs e Conveniadas, que somam 3.365 escolas, verificamos:

📌 Que 2.839 não possuem elevador
📌 Que 2.697 não possuem rampa
📌 Que 2.239 não possuem Banheiros Adaptados

FALTAM BIBLIOTECAS E LABORATÓRIOS

A estrutura não é falha somente nas adaptações a estudantes com deficiência. Entre as escolas municipais, que concentram 71,5% do total de instituições de educação infantil,  somente 29,7% têm biblioteca ou sala de leitura.

No ensino fundamental, apenas 54,3% têm biblioteca ou sala de leitura. O quadro é ainda pior no que diz respeito à existência de laboratório de ciências. O aparato é realidade somente para 11,5% das instituições. E somente 41,2% delas têm quadra de esportes.

Giannazi e o Conselho de #Inclusão Escolar também denunciaram o Projeto de Lei 3803/2019, de autoria do senador Major Olímpio (PSL), que ignora o protagonismo e o lugar de fala da pessoa com deficiência. Além disso, o #PL da Exclusão retira direitos e usa as pessoas com deficiência para gerar lucros para a iniciativa privada.

Inclusão para todos e todas!

A inclusão e a acessibilidade são bandeiras caras para o vereador Celso Giannazi, que realizou, em apenas seis meses de mandato, diversas ações para combater e transformar a realidade das pessoas com deficiência na cidade.

Giannazi lançou o canal Disque Inclusão (11) 9 3046-0789, uma ferramenta para denunciar falta de estruturas e medidas de inclusão e acessibilidade nas escolas de São Paulo e na cidade. 

Canal para denunciar a exclusão escolar em São Paulo.

Em abril, Giannazi promoveu a Plenária “Pelos direitos das pessoas com deficiência”, que estabeleceu outro canal com a comunidade para debater os desafios, a realidade, demandas e direitos das pessoas com deficiência em três eixos: mobilidade urbana, saúde e educação.

Plenária sobre direitos das pessoas com deficiência realizada no dia 10 de abril na Câmara Municipal. com deficiência.

Em 9 de agosto, o vereador Celso Giannazi, em parceria com o professor e deputado Carlos Giannazi, lança o Conselho de Inclusão Escolar, iniciativa inédita na cidade de São Paulo e que conta com o apoio pais e mães, educadores e ativistas que já participam da luta por uma São Paulo mais inclusiva.

Lançamento do Conselho de Inclusão na Câmara Municipal.

Na Câmara Municipal, o vereador Giannazi também apresentou projetos de Lei para melhorar as condições e a qualidade de vida das pessoas com deficiência e de seus familiares:

  • Projeto de Lei 288/2019, que limita o número de alunos nas salas de aula que têm alunos com deficiência matriculados nas redes pública e privada.
  • Projeto de Lei 169/2019, que determina a redução pela metade (em 50%) da carga horária de trabalho dos servidores públicos que sejam responsáveis legais ou que cuidem diretamente de pessoas com deficiência.
  • Projeto de Lei 758/2019, que propõe a realização de ressonância magnética em recém-nascidos que tiveram parto de risco.
  • Projeto de Lei 500/2019, que dispõe sobre a extensão do programa Serviço Atende às pessoas que adquiram cegueira.

Mandato coletivo em defesa da inclusão escolar!

Ele é aberto a todos e todas que queiram participar e é um importante espaço para repercutir todas as denúncias recebidas pelo Disque Inclusão (11) 93046 – 0789, outro instrumento de luta criado pelo vereador Celso Giannazi.

Lançamento Conselho de Inclusão Escolar
Lançamento do Conselho de Inclusão Escolar!