Nos hospitais, prateleiras de EPI's se encontram vazias.
Nos hospitais, prateleiras de EPI's se encontram vazias.

Em São Paulo, profissionais da saúde se juntam na linha de frente do combate ao coronavírus, doença que está lotando hospitais e revelando a fragilidade do nosso Sistema de Saúde. O governo tem o dever de garantir o máximo de auxílio à esses profissionais nesse momento de crise, contudo, os Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) — material básico para o tratamento de doenças infecciosas de acordo com a Anvisa — estão em falta nos Hospitais e Unidades de Saúde.

Nosso mandato recebeu diversas denuncias de servidores que relatam o risco ao qual estão sendo expostos, obrigados a trabalhar sem os devidos equipamentos até na ala de infectados. Esses profissionais estão adoecendo por conta da negligencia do poder público, que falha em seu compromisso com a saúde da população. No Hospital do Tatuapé, por exemplo, há cerca de dez funcionários testados positivos para à COVID-19.

No HSPM, prioridade do mandato de Giannazi, funcionários relataram que cortinas plásticas foram usadas para isolar pacientes infectados e não infectados, medida não eficaz para evitar o contágio pelo vírus.

O vereador Celso Giannazi encaminhou uma representação ao Ministério Público solicitando que o governo municipal se responsabilize pela imediata entrega de EPI’S — como máscaras, óculos, luvas, aventais, botas e álcool 70% — para os hospitais e Unidades de Saúde do Município.

Representação no MP para entrega de EPI’s aos hospitais

Hoje (27/03), o MP acolheu a denúncia do mandato e instaurou um inquérito civil para apurar as medidas tomadas pelo Estado e Município de São Paulo.