Celso Giannazi e Carlos Giannazi em ato contra o PL 529.
Celso Giannazi e Carlos Giannazi em ato contra o PL 529.

Nesta quarta-feira, 16, ao lado de entidades, servidores, estudantes, defensores dos serviços públicos e do deputado Carlos Giannazi, o vereador Celso Giannazi compareceu no ato em frente à Alesp contra o Projeto de Lei 529/2020 de João Doria, que propõe uma “deforma” administrativa para o estado de São Paulo e ataca diversas áreas do funcionalismo público.

Em meio à pandemia do novo coronavírus, o projeto proposto pelo governador pode retirar, ainda em 2020, R$ 1 bilhão de reais das principais instituições de pesquisa do Estado e do país, como a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Estadual Paulista (Unesp), a Universidade de Campinas (Unicamp) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), principal fundação de incentivo à pesquisa do Brasil.

O criminoso PL 529 também extingue a Fundação para o Remédio Popular (FURP) e a Fundação Oncocentro de São Paulo (FOSP), instituições que, respectivamente, fabricam remédios populares e atendem pacientes com sequelas do câncer e são fundamentais para a saúde pública. Além disso, de acordo com o projeto, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), a Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano (CDHU) e a Fundação Zoológico também correm risco de deixarem de existir.

“É um ataque generalizado que Doria promove aos serviços públicos e à população de São Paulo. O governador quer deixar as pessoas sem serviços essenciais, como moradia, transporte público e remédios populares. Além de atacar a pesquisa e a ciência em meio à maior crise sanitária do século e os próprios servidores públicos, que não sabem o que pode acontecer com seus empregos. Uma vergonha!”, criticou duramente o vereador Celso Giannazi no ato.

O vereador está junto com o deputado Carlos Giannazi na luta para barrar o nefasto PL 529/20, mais uma estratégia de João Doria de se aproveitar da pandemia para desmontar os serviços públicos do Estado e beneficiar o setor privado em detrimento da população. O deputado apresentou uma emenda para barrar a proposta do governador.