A Audiência sobre o PL 447/23 ficou lotada! Os servidores deram um exemplo de luta!
A Audiência sobre o PL 447/23 ficou lotada! Os servidores deram um exemplo de luta!

O PL 447/23 do prefeito Ricardo Nunes prevê a criação do cargo de Analista de Previdência e um Comitê para cuidar das aposentadorias e pensões da cidade de São Paulo. O vereador Celso Giannazi é a favor da criação de novos cargos, mas a proposta do prefeito tem um problema: TODOS os membros desse futuro Comitê seriam indicados pelo prefeito. Ou seja: Ricardo Nunes terá o controle total da previdência municipal e poderá fazer o quiser com o nosso dinheiro. Isso não pode ser aprovado dessa forma na Câmara!

Fizemos uma cronologia para você entender o que está acontecendo:

16 de Agosto de 2023

O PL 447/23 é aprovado em primeira votação na Câmara. O vereador Celso Giannazi se absteve, na expectativa de que o prefeito melhore essa proposta. Afinal, não somos contra a criação de cargos para o Instituto de Previdência Municipal de São Paulo (IPREM), mas não vamos aceitar que os servidores não tenham controle da sua aposentadoria.

29 de Agosto de 2023

Na calada da noite (literalmente!), o prefeito incluiu no PL 447/23 um novo texto, sem qualquer relação com o assunto original. Uma verdadeira armadilha: Nunes queria criar um modelo precário de contratação na rede de ensino, uma espécie de Categoria O municipal. O vereador Giannazi denunciou o assunto em uma Audiência Pública no dia seguinte. 

30 de Agosto de 2023

Após muita mobilização dos servidores e do nosso mandato, o prefeito recuou e a votação do PL 447/23 foi adiada. Ricardo Nunes também retirou o trecho da proposta que atacava dos profissionais da Educação. Uma dupla vitória! Mas a nossa luta precisa continuar. Se o PL 447/23 for aprovado do que jeito que está, o futuro das aposentadorias e pensões de quase 100 mil pessoas estará ameaçado. Isso não pode acontecer! Seria o SampaPrev 3!