Passageiros lotam lado de fora da estação Capão Redondo após falha na Linha Lilás do Metrô — Foto: Reprodução TV Globo
Passageiros lotam lado de fora da estação Capão Redondo após falha na Linha Lilás do Metrô — Foto: Reprodução TV Globo

Nesta terça (25), mais uma vez o cidadão paulistano que depende do transporte público enfrentou o caos do descaso das gestões tucanas no estado e cidade de São Paulo. Uma falha interrompeu a circulação dos trens da Linha 5-Lilás do Metrô entre as estações Capão Redondo e Giovanni Gronchi. A estação Capão Redondo, uma das mais movimentadas da linha, recebe cerca de 90 mil passageiros por dia, que enfrentaram um verdadeiro caos na manhã de terça.

Tal situação revela que o projeto privatizante, capitaneado pelas gestões tucanas, que envolveu a Linha 4-Amarela e a Linha 5-Lilás, não ajuda em nada na melhora da manutenção dos serviços. Para tanto, seria necessário um investimento público direto na modernização da malha de trens, que é historicamente afetada pelo sucateamento.

Além disso, os usuários da Linha 2-Verde do Metrô também enfrentaram problemas na mesma manhã. Os trens operaram com velocidade reduzida e maior tempo de parada entre as estações Vila Prudente e Vila Madalena. Vale lembrar que a Linha 2-Verde também é alvo da sanha privatizante do governo do estado desde a gestão Alckmin, e tal negligência com a sua manutenção é parte de um projeto de sucateamento para posterior privatização.

O caos do trem e metrô acontecido nesta terça apenas um dos exemplos da total falta de projeto do governo estadual e municipal para a mobilidade urbana. Outro exemplo, foi a tentativa de Bruno Covas de cortar as integrações do Bilhete Único, de 4 embarques, para apenas 2 embarques. Ainda na època, antes mesmo da justiça tornar o corte ilegal, o vereador Celso Giannazi já havia emitido o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 15/2019, que anulava tal medida, e denunciou no plenário o absurdo que tal corte representava.

Para além dos ônibus e trens, a total falta de investimento na manutenção das nossas ruas, avenidas e pontes, é outro sinal flagrante do descaso dos governos tucanos com a mobilidade urbana. Após viaduto da Marginal Pinheiros ceder no final de 2018, a mídia revelou a situação caótica de 16 pontes e viadutos com risco de colapso. E se na região central a situação é deplorável, nosso mandato foi até a periferia de São Paulo e denunciou as ruas esburacadas e sem segurança da Chácara Santo Antônio e a situação caótica do trânsito na ponte do Jardim Primavera, ambos na periferia da zona sul.

Exemplos não faltam para demonstrar a falta de projeto e o descaso dos mandatos tucanos no governo do estado e da cidade de São Paulo. Desde o centro até a periferia, seja de ônibus ou de metrô o paulistano que necessita do transporte público é totalmente negligenciado. Por isso, nosso mandato segue na luta denunciando tal situação, afinal, ir e vir é um direito constitucional, e o nosso dever é cobrar da administração pública medidas concretas e investimentos diretos na melhoria da infraestrutura e mobilidade urbana na cidade de São Paulo, a fim de servir o cidadão paulistano com dignidade e respeito.