Bolsona corta orçamento da TV INES e ameaça sua permanência no ar!
Bolsona corta orçamento da TV INES e ameaça sua permanência no ar!

Não bastou fechar o Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade), o governo Bolsonaro encerrou o contrato com a gestora da TV INES, que tem programação 100% em Libras. Segundo o ministro da Educação Abraham Weintraub, o governo “tem coisa melhor a fazer com esse dinheiro”.

Você conhece o Conselho de Inclusão Escolar?

Com isso, Jair Bolsonaro ataca mais uma vez os direitos das pessoas com deficiência e acaba com uma experiência inédita. A TV INES é referência entre a comunidade surda do Brasil e é a primeira webTV em Língua Brasileira de Sinais (Libras), com legendas e locução, não apenas de conteúdo educativo, mas também de capacitação de professores e de ensino à distância, essencial no contexto de ampliar a educação inclusiva.

Segundo o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil existem 45,6 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, o que representa 23,92% da população brasileira.

“Instituições como o Conade e a TV INES foram criadas para que essa população possa tomar parte dos processos sociais. Tenham espaços para acompanhar o a definição, planejamento e avaliação das políticas destinadas à pessoa com deficiência. Desmontá-las é um crime, uma violação dos direitos das pessoas com deficiência”, destacou o vereador Celso Giannazi.

Inclusão para todos e todas!

A inclusão e a acessibilidade são bandeiras caras para o vereador Celso Giannazi, que realizou, em apenas seis meses de mandato, diversas ações para combater e transformar a realidade das pessoas com deficiência na cidade.

Giannazi lançou o canal Disque Inclusão (11) 9 3046-0789, uma ferramenta para denunciar falta de estruturas e medidas de inclusão e acessibilidade nas escolas de São Paulo e na cidade. 

Canal para denunciar a exclusão escolar em São Paulo.