Comentários sobre a falta de AVEs
Comentários sobre a falta de AVEs

O Artigo 208 da Constituição garante o auxílio profissional aos estudantes com  deficiência na rede regular de ensino. Contudo, esse direito está longe de ser uma realidade para a maioria.

Segundo a Prefeitura, há 18,2 mil estudantes com deficiência e apenas 1.168 funcionários para auxiliá-los. Este número é completamente insuficiente. Fato que acaba sobrecarregando os poucos AVEs (Auxiliares de Vida Escolar) e estagiários hoje em atividade.

O vereador Celso Giannazi,  em conjunto com o deputado estadual Carlos Giannazi, encaminhou uma representação ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas do Município para que isso seja investigado e que o prefeito Ricardo Nunes garanta o número adequado de AVEs. Além disso, os mandatos também entraram com uma ação na Defensoria Pública.

Print da tela do aplicativo zoom com varias pessoas em uma reunião.
Reunião com mães e pais de crianças com deficiência juntamente com o Conselho de Inclusão e o vereador Celso Giannazi.

Na quarta-feira (9/3), a  Comissão de Educação da Câmara aprovou o requerimento do nosso mandato convocando o Secretário Municipal de Educação Fernando Padula para prestar esclarecimentos sobre o assunto.

No mês de fevereiro, após diversas denúncias, o vereador Celso Giannazi também esteve no CEU Perus, na Zona Norte de São Paulo, que está sem elevador há anos, o que impede o acesso de alunos e funcionários com deficiência. Ao invés de consertar, o Prefeito preferiu deslocar os alunos para escolas mais distantes. Essa situação acontece em toda cidade, muitas outras escolas também estão com elevadores quebrados e sem acessibilidade para as pessoas com deficiência.

Denuncie a precarização da inclusão escolar: