Foto de Pixabay: https://www.pexels.com/pt-br/foto/camas-de-hospital-brancas-236380/
Foto de Pixabay: https://www.pexels.com/pt-br/foto/camas-de-hospital-brancas-236380/

De acordo com a Portaria 2.979/2019, do Ministério da Saúde (MS), o governo Bolsonaro transfere repasses financeiros aos municípios com base na população cadastrada pelas equipes de Saúde da Família e de Atenção Primária. Ou seja, nem adianta ir ao posto se cadastrar porque a população que vai valer para a contagem do repasse financeiro do MS será somente a cadastrada por essas equipes. A portaria deve entrar em vigor em 1º janeiro de 2020.

Bolsonaro quer acabar com a sua Saúde

Esse é mais um absurdo de Jair Bolsonaro, que irá estrangular o sistema. Os municípios, que já estão sofrendo com a Emenda Constitucional 95 que congelou por 20 anos o recursos em diversas áreas, inclusive saúde, ficarão sem recurso e na prática terão dificuldade de garantir o direito ao atendimento dos seus cidadãos”, explica o vereador Celso Giannazi.

O resultado final de mais esse ataque da gestão Bolsonaro é menos atendimento e mais doença para a população. “É mais um passo da destruição da saúde pública. Primeiro acabou com o Mais Médicos, depois com a Farmácia Popular e agora está destruindo os recursos repassados para os municípios”, critica o parlamentar.

200 dias de retrocessos e de velha política do governo Bolsonaro